Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Contabilidade

06.07.2015

Contabilidade | Financeira

Bruno José Machado de Almeida | José Joaquim Marques de Almeida

Estudo da Diversidade de Representações Contabilísticas: Algumas Reflexões Analíticas

O objetivo deste trabalho é refletir sobre os vários enfoques teóricos da contabilidade que evoluíram ao longo da sua longa história para descrever os fenómenos empresariais, demarcar o seu objeto e produzir e integrar conhecimentos empresariais. Estes diferentes enfoques são reconhecidos num largo espetro de teorias que focam aspetos singulares da preparação, apresentação e divulgação da informação financeira.

29.06.2015

Contabilidade | Financeira

Cristina Isabel Ramos Gonçalves | Joaquim Sant´Ana Fernandes | Maria José Neto Martins Rocha da Veiga

O Resultado Integral: caso da Euronext Lisbon

O Regulamento (CE) N.º 1274/2008 obriga as entidades com valores cotados em bolsas da União Europeia a apresentar uma demonstração dos resultados integral. Neste sentido, define-se como objetivo principal aferir as componentes relevantes do resultado integral.

15.05.2015

Contabilidade | Financeira

Tânia Alves de Jesus

Impacto da aplicação da NCRF 17 no setor da Viticultura

A crise económica que se tem verificado ao longo do tempo desencadeou a necessidade dos utilizadores das demonstrações financeiras terem uma visão económica cada vez mais global. Assim, um relato harmonizado torna-se de crucial importância, trajeto que tem vindo a ser efetuado pelos diversos organismos regulamentadores de normas.

05.05.2015

Contabilidade | Financeira

Sónia Nogueira | Susana Jorge

A utilidade e as necessidades de informação dos utilizadores do relato financeiro municipal para as tomadas de decisão

O objetivo deste trabalho consiste em identificar as necessidades de informação dos utilizadores municipais e aferir a utilidade do atual modelo de relato financeiro municipal para a satisfação dessas necessidades no contexto das tomadas de decisão, na Administração Local portuguesa. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário aos tomadores de decisões (técnicos e políticos) dos 308 municípios portugueses.

01.05.2015

Contabilidade | Financeira

Giovanni Campos | Jorge Katsumi Niyama | Pedro Henrique Duarte Oliveira

Análise comparativa de demonstrações financeiras de bancos brasileiros segundo normas contábeis brasileiras (BR GAAP) e as normas internacionais do IASB (IFRS) (2010 – 2013)

A pesquisa realizada tem como objetivo a análise comparativa entre as normas BR GAAP – Brazillian Generally Accepted Accounting Principles e IFRS – International Financial Reporting Standards, com enfoque nas divergências entre essas normas e o impacto na contabilidade de instituições financeiras que atuam no Brasil.