Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Contabilidade / Financeira

11.04.2016

Contabilidade | Financeira

Cláudio Notel | Helena Isabel Barroso Saraiva | João Raposo

Breve análise à base dos Sistemas de Normalização Contabilística em Portugal: Setor público vs Setor privado

A atividade económica do setor público pode ser entendida como o “conjunto de atividades económicas de qualquer natureza exercida pelas entidades públicas (Estado, associações e instituições públicas), quer assentes na representatividade e na descentralização democrática, quer resultantes da funcionalidade tecnocrática e da desconcentração por eficiência.” (Sousa Franco, 1995).
Tendo em conta a definição anterior percebe-se que nas práticas contabilísticas aplicadas pelo setor público deverão existir diferenças relativamente ao setor privado. Entre essas, releva-se o facto da diversidade do seu objetivo, assim como o diferente nível de interesse no controlo das contas. Certamente que do ponto de vista do interesse comum deverá ser mais rigoroso o controlo no setor público, pois lida-se com os meios líquidos suportados pelos contribuintes.

04.03.2016

Contabilidade | Financeira

Ana Luísa Ferreira | Ana Maria Bandeira | Deolinda Meira

A reserva legal nas cooperativas - Um estudo de caso de uma cooperativa centenária portuense

O objetivo da presente comunicação consiste em refletir sobre as principais diferenças entre o tratamento jurídico e contabilístico da reserva legal nas cooperativas e nas sociedades comerciais.

29.02.2016

Contabilidade | Financeira

Davide Santos | Fátima David | Rute Abreu

Impostos diferidos: Sua importância e atualidade

Em Portugal, as normas contabilísticas registaram uma evolução ao longo do tempo, com o objetivo de se adaptarem às novas realidades económicas e financeiras, fazendo com que as demonstrações financeiras (DF) traduzam com maior rigor a posição e desempenho financeiro e económico das empresas. Esta investigação centra-se na Norma Contabilística e de Relato Financeiro (NCRF) 25, relativa aos Impostos Diferidos, para as sociedades abrangidas desde 2010 pelo regime geral do Sistema de Normalização Contabilística (SNC).

15.01.2016

Contabilidade | Financeira

Cecília Margarita Rendeiro do Carmo

A mensuração dos investimentos financeiros no Sistema de Normalização Contabilística (com as alterações em vigor a partir de 2016)

O Sistema de Normalização Contabilística (SNC) prevê vários modelos de mensuração para os investimentos financeiros, definindo-os em várias normas, com âmbitos distintos, não proporcionando uma visão global e articulada dos mesmos. A este facto acresce a recente introdução de alterações ao Sistema de Normalização Contabilística (SNC), em vigor a partir de janeiro de 2016, das quais resultam modificações significativas na mensuração dos investimentos financeiros, nomeadamente, no tratamento do goodwill implícito no custo de aquisição de participações de capital mensuradas pelo método da equivalência patrimonial.

16.12.2015

Contabilidade | Financeira

Carla Teixeira de Carvalho | Carlos Alberto Valente dos Anjos | Carlos Martins da Silva

Obrigações contabilísticas e fiscais das ESNL: O caso das Associações de Pais

As Entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL) assumem cada vez mais relevo no contexto socioeconómico português, ao atuarem em complementaridade e, até mesmo, em substituição das atribuições do setor público. Aqui se integram as Associações de Pais, entidades da economia social com um importante papel no âmbito do sistema educativo nacional, e que nas últimas quatro décadas se têm disseminado por todo o país.