Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Contabilidade / Financeira

27.11.2015

Contabilidade | Financeira

Cristina Cerveira

A utilidade do resultado integral

O resultado integral é, desde a sua origem, e dado à sua inevitável comparação com o resultado líquido, um conceito envolto em grande controvérsia. Segundo os defensores do all inclusive concept o resultado integral demonstra o verdadeiro resultado a que o relato financeiro e, por seu turno, a tomada de decisão devem atender, dado que comporta todos os elementos que afetam o crescimento e a diminuição do património liquido durante o período económico.

28.09.2015

Contabilidade | Financeira

Ana Maria de Abreu e Moura | Sónia Silva Monteiro | Verónica Lima Ribeiro

A divulgação de informação sobre responsabilidade social e seus fatores explicativos: Análise aos websites dos municípios portugueses

Este estudo tem como objetivo analisar as práticas e nível de divulgação online de informação sobre responsabilidade social nos municípios portugueses, e a influência de determinadas características da amostra no grau de divulgação.

14.09.2015

Contabilidade | Financeira

Jorge Soares Rafael

Derivados financeiros: A cobertura do risco através de opções de compra

A Crise financeira de 2008 levou a uma crise de mercado sem precedentes, originada pela conceção do crédito subprime e o uso e abuso de derivados financeiros bastante perigosos.
A Economia ainda não conseguiu recuperar dessa época de desregulação financeira, irresponsabilidade, risco e ambição.

06.07.2015

Contabilidade | Financeira

Bruno José Machado de Almeida | José Joaquim Marques de Almeida

Estudo da Diversidade de Representações Contabilísticas: Algumas Reflexões Analíticas

O objetivo deste trabalho é refletir sobre os vários enfoques teóricos da contabilidade que evoluíram ao longo da sua longa história para descrever os fenómenos empresariais, demarcar o seu objeto e produzir e integrar conhecimentos empresariais. Estes diferentes enfoques são reconhecidos num largo espetro de teorias que focam aspetos singulares da preparação, apresentação e divulgação da informação financeira.

29.06.2015

Contabilidade | Financeira

Cristina Isabel Ramos Gonçalves | Joaquim Sant´Ana Fernandes | Maria José Neto Martins Rocha da Veiga

O Resultado Integral: caso da Euronext Lisbon

O Regulamento (CE) N.º 1274/2008 obriga as entidades com valores cotados em bolsas da União Europeia a apresentar uma demonstração dos resultados integral. Neste sentido, define-se como objetivo principal aferir as componentes relevantes do resultado integral.