Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Contabilidade / Financeira

15.05.2015

Contabilidade | Financeira

Tânia Alves de Jesus

Impacto da aplicação da NCRF 17 no setor da Viticultura

A crise económica que se tem verificado ao longo do tempo desencadeou a necessidade dos utilizadores das demonstrações financeiras terem uma visão económica cada vez mais global. Assim, um relato harmonizado torna-se de crucial importância, trajeto que tem vindo a ser efetuado pelos diversos organismos regulamentadores de normas.

05.05.2015

Contabilidade | Financeira

Sónia Nogueira | Susana Jorge

A utilidade e as necessidades de informação dos utilizadores do relato financeiro municipal para as tomadas de decisão

O objetivo deste trabalho consiste em identificar as necessidades de informação dos utilizadores municipais e aferir a utilidade do atual modelo de relato financeiro municipal para a satisfação dessas necessidades no contexto das tomadas de decisão, na Administração Local portuguesa. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário aos tomadores de decisões (técnicos e políticos) dos 308 municípios portugueses.

01.05.2015

Contabilidade | Financeira

Giovanni Campos | Jorge Katsumi Niyama | Pedro Henrique Duarte Oliveira

Análise comparativa de demonstrações financeiras de bancos brasileiros segundo normas contábeis brasileiras (BR GAAP) e as normas internacionais do IASB (IFRS) (2010 – 2013)

A pesquisa realizada tem como objetivo a análise comparativa entre as normas BR GAAP – Brazillian Generally Accepted Accounting Principles e IFRS – International Financial Reporting Standards, com enfoque nas divergências entre essas normas e o impacto na contabilidade de instituições financeiras que atuam no Brasil.

15.03.2015

Contabilidade | Financeira

Joaquim Eduardo Pinto Ribeiro

O n.º 2 do artigo 32.º do Código das Sociedades Comerciais e o impacto na apresentação das demonstrações financeiras - Um novo olhar sobre a apresentação da demonstração das alterações do capital próprio e sobre as demonstrações dos resultados e do resultado integral

Este trabalho começa por enquadrar a problemática das variações de justo valor e a questão se estas variações reconhecidas nos resultados do período estão ou não realizadas, do ponto de vista legal, que permita a distribuição aos sócios, à luz do n.º 2 do artigo 32.º. Neste primeiro capítulo é ainda discutido o tratamento das diferentes reservas, obrigatórias ou não, existentes no ordenamento societário português.

15.12.2014

Contabilidade | Financeira

Bruno Miranda Alves Pereira

Contabilização e valorização de convenções médicas, em caso de aquisição

Apesar de recentemente ter sido objeto de publicação em Diário da República o novo regime para a celebração de novas convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), as convenções médicas ainda se baseiam em contratos de adesão, facto que devia afastar a hipótese de transferência onerosa. No entanto, são vendidas e compradas por valores significativos, no contexto das entidades económicas a que respeitam.