Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Contabilidade / Financeira

15.11.2014

Contabilidade | Financeira

Joaquim Eduardo Pinto Ribeiro

A Continuidade das Operações das Sociedades Comerciais

O principal objetivo do trabalho é descrever e enquadrar a temática da continuidade das operações da empresa, nas várias perspetivas: contabilística, societária e na fiscalização da sociedade por parte do revisor oficial de contas. O trabalho visa ainda analisar o impacto que a introdução do número 2 do artigo 32.º do Código das Sociedades Comerciais, na própria definição de perda de metade do capital social, nomeadamente, a concorrência das variações positivas de justo valor no do capital próprio.

01.11.2014

Contabilidade | Financeira

Joaquim Miranda Sarmento

Do SEC 95 ao SEC 2010: O que muda na contabilidade nacional no Setor Público Administrativo?

Este artigo procura analisar as alterações das regras do Sistema Europeu de Contas, no que diz respeito ao apuramento das contas das administrações públicas. O Sistema Europeu de Contas (SEC) foi revisto em setembro de 2014, passando-se do SEC 95 para o SEC 2010. Procura-se assim, evidenciar o impacto destas alterações no défice e na dívida pública.

15.10.2014

Contabilidade | Financeira

Ana Paula Silva | Bruno Miranda Alves Pereira

A depreciação / amortização: A fronteira que une e separa o regime contabilístico e o regime fiscal

O presente artigo pretende revisitar de forma sumária os principais aspetos que ora erguem, ora esbatem a fronteira entre o regime contabilístico e o regime fiscal da depreciação / amortização. Embora se assinalem certas dissemelhanças, parecem-nos ser muitos mais os aspetos que ambos os regimes comungam.

15.09.2014

Contabilidade | Financeira

Valério Nepomuceno

A politização das normas contábeis internacionais

O presente trabalho tem por objetivo selecionar os elementos históricos que sustentam a conclusão de que as normas internacionais de contabilidade estão imersas nas ações políticas daqueles diretamente envolvidos nos melhores resultados financeiros de suas entidades. Isso ocorre por meio da manipulação de normas contábeis baixadas por organizações de classe de contabilidade.

12.09.2014

Contabilidade | Financeira

José Luis Miguel da Silva | Juliana dos Santos Fontoura Ramos | Tânia Alves de Jesus

Adoção da NCRF 17 nas maiores empresas do setor agrícola em Portugal

Em Portugal a adoção do Sistema de Normalização Contabilística a 1 de Janeiro de 2010 trouxe alterações profundas à contabilidade, sobretudo para o setor agrícola. Pela primeira vez, Portugal passou a ter uma norma específica para a agricultura que implementa um novo método de mensuração dos ativos biológicos pelo justo valor. Esta investigação analisa o impacto da aplicação da NCRF 17 – Agricultura, nas maiores empresas agrícolas em Portugal.