Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Contabilidade / Analítica

16.11.2016

Contabilidade | Analítica

Ana Bela Teixeira

A contabilidade de gestão no SNC-AP - Uma proposta de implementação

A gestão eficiente, eficaz e com qualidade preconizada no Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, passa obrigatoriamente pela informação obtida no sistema de contabilidade de gestão e não é a sua obrigatoriedade, mas a possibilidade de apoiar a gestão e tomar medidas corretivas, nos processos ou nas diferentes fases de formação dos custos, que impõe a sua implementação adequadamente.

10.11.2016

Contabilidade | Analítica

Rui Vieira

Sistemas de custeio - Imputação racional dos custos industriais

A imputação dos custos fixos industriais aos produtos produzidos é uma prática que, para efeitos de tomada de decisão, pode não ser recomendada. Por um lado, pela sua natureza fixa, o valor unitário depende diretamente da quantidade produzida. Por outro lado, há que considerar as dificuldades em identificar critérios de imputação adequados para repartir os custos fixos industriais pelos produtos, sendo que estes custos são normalmente indiretos (comuns e sem uma relação direta com os produtos ou serviços). O argumento é que, para efeitos de tomada de decisão, a imputação arbitrária dos custos fixos confunde mais do que auxilia. A margem de contribuição que traduz a diferença entre os proveitos (vendas e prestações de serviços) e os custos variáveis, tem a vantagem de tornar visível a contribuição de cada produto para, em primeiro lugar, cobrir os custos fixos e, posteriormente, formar o lucro.

31.12.2013

Contabilidade | Analítica

Carlos Augusto Da Fonseca Monteiro

A contabilidade de gestão nas empresas de grande dimensão de Cabo Verde

O presente estudo é uma abordagem das empresas cabo-verdianas para a compreensão da situação da contabilidade de gestão, evidenciando os sistemas de custeio utilizados, a adequação das informações obtidas e os benefícios da sua utilização. Deste modo, para atingirmos os objectivos foi formulada uma questão de investigação e respectivas hipóteses de investigação.

30.09.2013

Contabilidade | Analítica

Ana Margarida Pinho | Francisco Pinto | Sandra Alves

A Contabilidade de Gestão nos Serviços Públicos numa Perspetiva de Gestão Estratégica

Pretende-se com o presente trabalho alertar para a importância do recurso à metodologia Balanced Scorecard. Esta, ao fornecer indicadores de gestão definidos de forma consistente e adequados para medir um conjunto de objetivos estratégicos “que possibilitam fazer a diferença na organização”, revela grande potencial para apoiar os dirigentes na gestão dos recursos públicos de uma forma rigorosa e transparente, associada à obrigatoriedade de o fazer com eficiência, eficácia e economia.

Pesquisa Rápida
Autores

Maria do Rosário dos Santos

Doutoranda em Políticas Públicas no ISCTE-IUL, licenciada em Organização e Gestão de Empresas e mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais, Contabilista Certificada e Investigadora em Políticas Públicas na Universidade NOVA IMS, no Projeto Exploratório da FCT IF/00827/2013/CP1169/CT0001 Governance Models and the Delivery of Public Services: Political Influence and Corporate Performance.

Newsletters