Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Auditoria

16.11.2015

Auditoria

Carlos Quelhas Martins

Imparidades e a certificação legal das contas

Esta investigação tem por principal objetivo estudar a importância da certificação legal das contas no reconhecimento, mensuração e divulgação das perdas por imparidade e das imparidades líquidas.
O estudo baseou-se na análise de conteúdo do relato financeiro publicado pelas entidades através da IES - Informação Empresarial Simplificada, no que diz respeito ao reconhecimento, mensuração e divulgação das perdas por imparidade e na ligação do tema com a obrigatoriedade da certificação legal das contas.

20.07.2015

Auditoria

Luís Fonseca

A prevenção de fraude e a afirmação da auditoria forense

As organizações devem reforçar a prevenção de fraude nos seus sistemas de controlo.
Além dos custos financeiros e de imagem a que estas poderão incorrer, no limite, a sua perenidade poderá ser colocada em causa, e, em última instância, a economia dum país poderá estremecer. Ao topo da gestão são também exigidas responsabilidades públicas.

25.05.2015

Auditoria

Bruno José Machado de Almeida

Mautz e Sharaf vs Sherer e Kent: análise da mudança paradigmática expressa nos postulados da auditoria

O objetivo deste estudo é comparar o sistema postulacional (SP) proposto para a auditoria pelos americanos Mautz e Sharaf (1961), com o que foi sugerido pelos ingleses Sherer e Kent (1983), com o intuito de explorar as suas semelhanças e analisar as suas divergências.

30.09.2014

Auditoria

Maria de La Salete Rodrigues Carneiro

Auditoria ao Sistema de Segurança Social Português

Este paper pretende investigar, numa óptica de Auditoria a recente evolução do Sistema de Segurança Social português. Inicia com uma exposição teórica contextual, que recorre ao Livro Branco da Segurança Social (1996), ao estudo do CISEP/CIEF/IGFSS (2000), ao panorama legal (lei de bases de 2007).

22.09.2014

Auditoria

Bruno José Machado de Almeida | José Joaquim Marques de Almeida

Os julgamentos efetuados pelos ROC’s no período de 2003-2008, relativamente à informação financeira apresentada e divulgada pelos Hospitais, EPE

No ano de 2002, foi aprovado o regime jurídico da gestão a aplicar aos hospitais integrados na rede de prestação de cuidados de saúde. A estas instituições foi atribuída, inicialmente, a natureza jurídica de sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos. Estes estabelecimentos, de natureza empresarial, passaram a ser governados e supervisionados por um órgão de administração e outro de fiscalização.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters