Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Auditoria

05.08.2014

Auditoria

Bruno José Machado de Almeida

Significados, Poder e Auditoria: Uma Abordagem Interpretativa

O desenvolvimento do processo de auditoria tem subjacente um conjunto de conceitos não compreendidos pelos utilizadores da informação financeira e pela generalidade dos investidores. A auditoria desenvolve-se a partir da plataforma contabilística, cujo objeto abstrato-formal incorpora um conjunto de convenções, princípios e normas que proporcionam o chamado accounting gap.

31.03.2014

Auditoria

Mónica Albertina Vieira Gonçalves

Auditoria e qualidade: a solução para os novos desafios da sociedade

Muitas empresas promovem a Gestão da Qualidade e a Informação Credível como um valor central para o cliente e consideram-nas um fator crítico de sucesso para atingir a competitividade. A melhoria da qualidade quer a nível de Gestão quer a nível de Informação é considerada por vários autores como a melhor forma de satisfazer o cliente, reduzindo os custos de produção e aumentando a produtividade.
A globalização obriga desta forma as empresas a atender constantemente a novos desafios, onde a questão é: como podemos ter sucesso em oferecer perspetivas de longo prazo para pessoas de todo o mundo?
A resposta: Uma sociedade baseada na ideia de sustentabilidade

31.12.2013

Auditoria

Ana Margarida de Matos Rodrigues | Georgina Tamborino Morais

O papel da auditoria na administração autárquica: estudo de caso do Tribunal de Contas e Inspeção Geral de Finanças

A procura de uma nova gestão autárquica, que vise prestar serviços aos munícipes com qualidade, eficácia e eficiência, tem sido um objetivo a alcançar pelas entidades da Administração Autárquica. A auditoria como função de supervisão é um dos interlocutores desta nova gestão. O objetivo deste trabalho é explicar qual o contributo da auditoria na administração autárquica e qual o seu valor acrescentado, através do estudo caso do Tribunal de Contas e Inspeção Geral de Finanças. Assim, foi efetuada uma análise exploratória de conteúdos, apoiando-se em diversos indicadores e informação constantes nos relatórios disponíveis daquelas instituições.

30.06.2013

Auditoria

Bruno José Machado de Almeida

Independência do auditor: Ensaio teórico sobre a sua evolução, modelização e monitorização

Uma das grandes preocupações dos códigos de ética dos contabilistas e dos auditores (AICPA, IFAC, OROC e OTOC) é assegurar a fiabilidade dos trabalhos realizados num contexto de isenção e de independência técnica. A qualidade das demonstrações financeiras e a sua credibilidade conferem à contabilidade e à auditoria um valor acrescentado, de difícil quantificação, traduzido na redução significativa do risco de informação, situação que pressupõe independência, competência e integridade dos diferentes agentes que integram o processo de accountability. A independência da mente e na aparência são conceitos com alguma fragilidade e mutabilidade por necessitarem de ser inseridos na envolvente, na estrutura da economia existente e na sua evolução histórica.

31.03.2013

Auditoria

Bruno José Machado de Almeida | José Joaquim Marques de Almeida

O Forecast Process e a sua Auditoria

Os orçamentos, como uma representação monetária e financeira da empresa e baseados no modelo contabilístico, são determinantes na sua orientação, em períodos de turbulência, na medida em que as sínteses previsionais refletem a situação económica e financeira da empresa, sendo relevante o cash flow projetado. A análise desta última grandeza é determinante em épocas de crise, ao refletir a capacidade que a entidade tem para gerar liquidez, e, neste enquadramento, permite a sua orientação e sobrevivência futura.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters