Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Auditoria

30.09.2012

Auditoria

António Paulo Bóia

O Relato Financeiro Electrónico em Linguagem XBRL® - Viragem na Auditoria?

O eXtensible Business Reporting Language (doravante referenciado como XBRL®) é uma linguagem internacional de formatação de dados, livre - pois não pressupõe o pagamento de licenças pelo uso da tecnologia - e concebida especificamente para a área Contabilistico-financeira. Resulta de um princípio-base de que essa mesma informação poderá ser tratada de forma única, gravada electronicamente contendo dados a serem lidos para cada informação em que as Demonstrações Financeiras reportarem, em detrimento dos documentos impressos em formato de texto. Cada dado financeiro é traduzido numa etiqueta individualizada gerada como informação electrónica transmissível, facilitando o seu agrupamento e sistematização. O XBRL® permite que mediante a utilização de etiquetas associadas aos dados financeiros, a informação empresarial seja transmitida automaticamente, com o seu contexto e associando cada dado financeiro ao seu significado.

31.12.2011

Auditoria

Rui Paupério

SAF-T – Standard Audit File for Tax Purposes

SAFT-T, Standard Audit File for Tax Purposes, SAFT-T (PT) na sua versão adaptada para Portugal trata-se de um ficheiro normalizado (em formato XML1) com o objectivo de permitir uma exportação fácil, e em qualquer momento, de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, num formato legível e comum, independente do programa utilizado, sem afectar a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade. A adopção deste modelo proporciona às empresas uma ferramenta que permite satisfazer os requisitos de obtenção de informação dos serviços de inspeção e facilita o seu tratamento, evitando a necessidade de especialização dos auditores nos diversos sistemas, simplificando procedimentos e impulsionando a utilização de novas tecnologias.

30.09.2011

Auditoria

Bruno José Machado de Almeida | José Joaquim Marques de Almeida

O Triângulo Contabilidade, Finanças e Auditoria no Diagnóstico de Falências: Um Tema Actual em Portugal

Assistimos, em Portugal, na actual conjuntura, a uma vaga avassaladora de falências empresariais cujas consequências no tecido social são por demais evidentes. Estes desequilíbrios empresariais ao gerarem crises sociais, podem ter um impacto positivo na cultura das empresas criando a reflexão de que, no sistema empresarial, não pode prevalecer a intuição e a imprevisão em detrimento da organização e das técnicas de gestão indispensáveis à sobrevivência da empresa e à montagem de um sistema contabilístico previsional adequado.

30.09.2011

Auditoria

Augusta Ferreira | Carlos Santos | Vera Guedes

O Controlo Interno nos Municípios Portugueses e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

As tecnologias de informação têm vindo a assumir, ao longo dos tempos, um lugar de relevo no desenvolvimento dos serviços prestados (públicos ou privados), permitindo a agilização e a celeridade de processos e procedimentos e consequentemente na desmaterialização dos processos com impacto no sistema de controlo interno. Neste contexto, o presente estudo procura avaliar, para os municípios portugueses, o grau de implementação do sistema de controlo interno bem como o eventual impacto que a utilização das novas tecnologias de informação poderá ter no sistema de controlo interno.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters