Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Gestão

31.03.2012

Gestão

Carlos Araújo

A Gestão Orientada a Processos (BPM) Aplicada à Gestão de Tesouraria

É incontornável, na situação de crise que a economia portuguesa atravessa na actualidade e que certamente irá continuar a confrontar no futuro a médio ou longo prazo, que a grande maioria do tecido empresarial português, quase que exclusivamente constituído por empresas micro ou de pequena e média dimensão, se debate com enormes problemas de disponibilidades de tesouraria.

31.12.2011

Gestão

Bruno Miranda Alves Pereira

Já Ouvimos Falar Sobre... "Cash Pooling"

Cash pooling ou gestão centralizada de tesouraria é um instrumento financeiro que consiste na gestão consolidada da tesouraria de diversas empresas de um grupo de sociedades, utilizado para optimizar as reservas de liquidez do grupo empresarial ou reduzir os empréstimos a entidades externas, nomeadamente às entidades bancárias.

31.12.2011

Gestão

Luís Pereira Gomes | Paulo Jorge Fonseca Campos

Influências Comportamentais na Tomada de Decisão de Investimento

O Artigo a ser apresentado tem como objectivo indicar alguns aspectos comportamentais que devem ser afastados e outros que devem ser considerados para melhorar o processo de decisão de investimento. Estes aspectos psicológicos (componente humana ou emocional e de Mercado) que devem ser incorporados no processo de avaliação – mas que não são incorporados na avaliação pela Análise Técnica nem pela Análise Fundamental – têm como finalidade maximizar os ganhos e minimizar as perdas. Para alcançar o sucesso é fundamental compreender os aspectos relacionados com a personalidade, ter presente outros métodos de trading no processo de análise e estudar o sentimento presente nos diversos Mercados Financeiros. O trading resulta de um vasto conjunto de variáveis e não apenas de um método, sendo que as emoções são o principal inimigo do Trader.

30.09.2011

Gestão

Jorge Caldeira

A importância e as vantagens da monitorização da performance empresarial

Na concretização de uma estratégia, a capacidade de conseguir medir inteligentemente os principais indicadores e aferir a sua evolução é um passo absolutamente crucial. A implementação correcta de instrumentos de monitorização sistemáticos reforça sempre as possibilidades de êxito na execução estratégica e operacional dos compromissos das organizações. As organizações necessitam de identificar, em tempo oportuno, eventuais desvios que venham a ocorrer nas suas realizações, de modo a serem eficazes na sua correcção. Esta eficácia depende claramente da antecipação com que uma organização consegue detectar os desvios, obtendo assim o tempo útil para a reconquista dos seus objectivos.

30.09.2011

Gestão

Helena Maria da Costa Oliveira

Os Intangíveis no Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard (BSC), enquanto instrumento de gestão estratégica que releva os recursos intangíveis, valoriza-se pela sua capacidade em os bem apreender, facilitando a sua incorporação na contabilidade de gestão e assim influir nos hábitos organizacionais. O objectivo deste artigo consiste em perceber como o Balanced Scorecard faz incluir os intangíveis na gestão empresarial e questionar essa inclusão. Para tal recorremos à classificação de intangíveis usada na teoria de capital intelectual.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters