Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Toda a matéria

27.11.2015

Contabilidade | Financeira

Cristina Cerveira

A utilidade do resultado integral

O resultado integral é, desde a sua origem, e dado à sua inevitável comparação com o resultado líquido, um conceito envolto em grande controvérsia. Segundo os defensores do all inclusive concept o resultado integral demonstra o verdadeiro resultado a que o relato financeiro e, por seu turno, a tomada de decisão devem atender, dado que comporta todos os elementos que afetam o crescimento e a diminuição do património liquido durante o período económico.

16.11.2015

Auditoria

Carlos Quelhas Martins

Imparidades e a certificação legal das contas

Esta investigação tem por principal objetivo estudar a importância da certificação legal das contas no reconhecimento, mensuração e divulgação das perdas por imparidade e das imparidades líquidas.
O estudo baseou-se na análise de conteúdo do relato financeiro publicado pelas entidades através da IES - Informação Empresarial Simplificada, no que diz respeito ao reconhecimento, mensuração e divulgação das perdas por imparidade e na ligação do tema com a obrigatoriedade da certificação legal das contas.

02.11.2015

Gestão

Maria José da Silva Fernandes | Patrícia Gomes | Vera Mota Borges

Balanced Scoreboard no setor público: Contributo do consultor de gestão

Este artigo pretende compreender as motivações, benefícios e dificuldades inerentes à adoção do Balanced Scorecard (BSC) no setor público, do ponto de vista dos profissionais que implementam, ou seja, os consultores de gestão.
Optou-se por uma investigação qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas realizadas a consultores de gestão, pertencentes a empresas de consultoria a operar em Portugal, com experiência na implementação do BSC no setor público e privado.

19.10.2015

Economia

Joaquim Miranda Sarmento

O setor público administrativo nas contas nacionais

As recentes alterações no Sistema Europeu de Contas, passando a norma do SEC 95 para o SEC 2010, trouxe alterações no perímetro das Administrações Públicas (AP´s). Essas alterações, ocorridas em 2014, tiveram impacto, quer no défice orçamental, quer na dívida pública. Desta forma, a revisão do SEC95, com a introdução do SEC20101, tem uma importância significativa, já que produz algumas alterações com impacto no valor do défice e dívida pública.

06.10.2015

Fiscalidade | Rendimento

Bruno Miranda Alves Pereira | Nuno Miguel Caeiro Castanheira

O novo modelo de Tributação de Rendimentos Pessoais em Cabo Verde: Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS)

O presente artigo pretende, de forma sumária, realçar os principais aspetos que ora erguem o actual regime de tributação dos rendimentos pessoais em Cabo Verde, que veio substituir o Imposto Único sobre os Rendimentos (IUR), no qual a tributação dos rendimentos pessoais assentava num imposto global, dirigido em princípio a todo o tipo de rendimentos, subordinando-os a taxas comuns e munido de deduções capazes de adequar o seu peso à condição social dos contribuintes.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters