Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Toda a matéria

28.09.2015

Contabilidade | Financeira

Ana Maria de Abreu e Moura | Sónia Silva Monteiro | Verónica Lima Ribeiro

A divulgação de informação sobre responsabilidade social e seus fatores explicativos: Análise aos websites dos municípios portugueses

Este estudo tem como objetivo analisar as práticas e nível de divulgação online de informação sobre responsabilidade social nos municípios portugueses, e a influência de determinadas características da amostra no grau de divulgação.

14.09.2015

Contabilidade | Financeira

Jorge Soares Rafael

Derivados financeiros: A cobertura do risco através de opções de compra

A Crise financeira de 2008 levou a uma crise de mercado sem precedentes, originada pela conceção do crédito subprime e o uso e abuso de derivados financeiros bastante perigosos.
A Economia ainda não conseguiu recuperar dessa época de desregulação financeira, irresponsabilidade, risco e ambição.

01.09.2015

Fiscalidade | Despesa

Óscar Rodrigues Veloso | Suzana Fernandes da Costa

Regularização do IVA de créditos incobráveis e créditos de cobrança duvidosa

A regularização do IVA referente a créditos incobráveis e a créditos de cobrança duvidosa a favor dos sujeitos passivos tem sofrido importantes alterações, que justificam, a nosso ver, um esclarecimento dos direitos e deveres dos sujeitos passivos nesta matéria.

20.07.2015

Auditoria

Luís Fonseca

A prevenção de fraude e a afirmação da auditoria forense

As organizações devem reforçar a prevenção de fraude nos seus sistemas de controlo.
Além dos custos financeiros e de imagem a que estas poderão incorrer, no limite, a sua perenidade poderá ser colocada em causa, e, em última instância, a economia dum país poderá estremecer. Ao topo da gestão são também exigidas responsabilidades públicas.

13.07.2015

Fiscalidade | Rendimento

Ana Cláudia Pereira | Fátima David | Maria Lúcia Marques

Entidades do setor não lucrativo: Abordagem fiscal

O objetivo principal desta investigação é apresentar uma abordagem teórica dos normativos fiscais portugueses aplicáveis às Entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL), em geral, e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em particular. A metodologia de investigação desenvolve uma revisão da literatura para contextualizar as caraterísticas de cada tipologia de impostos que pertencem ao Sistema Fiscal Português (sobre o rendimento, sobre a despesa e consumo e sobre o património), abordando a forma de ligação destes com as ESNL.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters