Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Toda a matéria

29.02.2016

Contabilidade | Financeira

Davide Santos | Fátima David | Rute Abreu

Impostos diferidos: Sua importância e atualidade

Em Portugal, as normas contabilísticas registaram uma evolução ao longo do tempo, com o objetivo de se adaptarem às novas realidades económicas e financeiras, fazendo com que as demonstrações financeiras (DF) traduzam com maior rigor a posição e desempenho financeiro e económico das empresas. Esta investigação centra-se na Norma Contabilística e de Relato Financeiro (NCRF) 25, relativa aos Impostos Diferidos, para as sociedades abrangidas desde 2010 pelo regime geral do Sistema de Normalização Contabilística (SNC).

25.02.2016

Fiscalidade | Rendimento

José de Campos Amorim | Lauriana Pires Vieira

Planeamento fiscal abusivo: Exemplificação de alguns esquemas

Perante os efeitos negativos gerados pelo planeamento fiscal abusivo em termos de perda de receita fiscal e de incentivo à fraude e evasão fiscais, o legislador português aprovou o Decreto-Lei n.º 29/2008, de 25 de fevereiro, dando a conhecer alguns dos esquemas de planeamento fiscal abusivo praticados a nível nacional.

02.02.2016

Auditoria

Luís Fonseca

Caso Prático: Auditoria contínua na prevenção e detecção de fraude

A perenidade das organizações e o interesse público incentivam a que as organizações recorram cada vez mais ao uso de sistemas de informação. A sua atividade é registada nesses sistemas, os documentos circulam e são arquivados em formato digital e a informação contabilística é produzida através de automatismos.

15.01.2016

Contabilidade | Financeira

Cecília Margarita Rendeiro do Carmo

A mensuração dos investimentos financeiros no Sistema de Normalização Contabilística (com as alterações em vigor a partir de 2016)

O Sistema de Normalização Contabilística (SNC) prevê vários modelos de mensuração para os investimentos financeiros, definindo-os em várias normas, com âmbitos distintos, não proporcionando uma visão global e articulada dos mesmos. A este facto acresce a recente introdução de alterações ao Sistema de Normalização Contabilística (SNC), em vigor a partir de janeiro de 2016, das quais resultam modificações significativas na mensuração dos investimentos financeiros, nomeadamente, no tratamento do goodwill implícito no custo de aquisição de participações de capital mensuradas pelo método da equivalência patrimonial.

16.12.2015

Contabilidade | Financeira

Carla Teixeira de Carvalho | Carlos Alberto Valente dos Anjos | Carlos Martins da Silva

Obrigações contabilísticas e fiscais das ESNL: O caso das Associações de Pais

As Entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL) assumem cada vez mais relevo no contexto socioeconómico português, ao atuarem em complementaridade e, até mesmo, em substituição das atribuições do setor público. Aqui se integram as Associações de Pais, entidades da economia social com um importante papel no âmbito do sistema educativo nacional, e que nas últimas quatro décadas se têm disseminado por todo o país.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters