Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Economia

21.05.2018

Economia

Carlos Oliveira Cruz | Joaquim Miranda Sarmento

O custo do financiamento de projetos de autoestradas

As Parcerias público-privadas (PPPs) estão entre os mecanismos mais utilizados para a construção, operação e financiamento de projetos de autoestradas. As PPPs implicam um custo de capital mais elevado, que, segundo a teoria económica das PPPs, é recuperado através de uma maior eficiência de gestão de operações, contribuindo, em tese, para uma avaliação custo-benefício positiva. Este artigo analisa os custos de financiamento de projetos rodoviários, particularmente os spreads de empréstimos de projetos de financiamento. Este artigo, usando um conjunto de dados sobre 20 projetos de PPPs no sector rodoviário em Portugal, com um total de 63 empréstimos, obtidos entre 1990 e 2010, procura identificar quais as variáveis relacionadas com o projeto, com o empréstimo, e com contexto macroeconómico, que têm um maior impacto nos spreads.

06.07.2017

Economia

Bruno José Machado de Almeida

Uma análise multi-teórica das unincorporated joint ventures

Os consórcios empresariais podem ser observados pelas óticas económica, jurídica, administrativa. Todavia, a generalidade dos estudos publicados em Portugal tem desenvolvido o tema de uma forma parcelar, não tendo surgido, até ao momento, uma investigação integradora. Esta constatação motivou-nos a desenvolver uma pesquisa com o objetivo de conceber uma abordagem global desta figura empresarial. Para o efeito, utilizando uma metodologia comparativa das diferentes pesquisas nacionais e internacionais, já devidamente consolidadas sobre o tema, pretendemos construir dedutivamente uma visão geral sobre esta problemática, suscetível de ser utilizada pelos diferentes agentes envolvidos nesta forma de contratualização informal, como instrumento conceptual e de ação.

15.12.2016

Economia

José Ramos Pires Manso | Vítor Manuel de Sousa Gabriel

Análise do comportamento da volatilidade das bolsas internacionais em períodos turbulentos

Neste estudo é estudado o impacto da atual crise financeira global na volatilidade dos mercados bolsistas internacionais. Com este objetivo, foram analisados doze mercados bolsistas, desenvolvidos e emergentes, no período compreendido entre 4/10/1999 e 30/06/2011.

20.06.2016

Economia

Maria de La Salete Rodrigues Carneiro

O interesse público do sistema de Segurança Social

O presente paper constitui um ensaio acerca das razões da ação estatal no domínio Social, mais concretamente o papel do gestor público na Segurança Social, segundo a Teoria de Gestão.

19.10.2015

Economia

Joaquim Miranda Sarmento

O setor público administrativo nas contas nacionais

As recentes alterações no Sistema Europeu de Contas, passando a norma do SEC 95 para o SEC 2010, trouxe alterações no perímetro das Administrações Públicas (AP´s). Essas alterações, ocorridas em 2014, tiveram impacto, quer no défice orçamental, quer na dívida pública. Desta forma, a revisão do SEC95, com a introdução do SEC20101, tem uma importância significativa, já que produz algumas alterações com impacto no valor do défice e dívida pública.