Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Economia

06.07.2017

Economia

Bruno José Machado de Almeida

Uma análise multi-teórica das unincorporated joint ventures

Os consórcios empresariais podem ser observados pelas óticas económica, jurídica, administrativa. Todavia, a generalidade dos estudos publicados em Portugal tem desenvolvido o tema de uma forma parcelar, não tendo surgido, até ao momento, uma investigação integradora. Esta constatação motivou-nos a desenvolver uma pesquisa com o objetivo de conceber uma abordagem global desta figura empresarial. Para o efeito, utilizando uma metodologia comparativa das diferentes pesquisas nacionais e internacionais, já devidamente consolidadas sobre o tema, pretendemos construir dedutivamente uma visão geral sobre esta problemática, suscetível de ser utilizada pelos diferentes agentes envolvidos nesta forma de contratualização informal, como instrumento conceptual e de ação.

15.12.2016

Economia

José Ramos Pires Manso | Vítor Manuel de Sousa Gabriel

Análise do comportamento da volatilidade das bolsas internacionais em períodos turbulentos

Neste estudo é estudado o impacto da atual crise financeira global na volatilidade dos mercados bolsistas internacionais. Com este objetivo, foram analisados doze mercados bolsistas, desenvolvidos e emergentes, no período compreendido entre 4/10/1999 e 30/06/2011.

20.06.2016

Economia

Maria de La Salete Rodrigues Carneiro

O interesse público do sistema de Segurança Social

O presente paper constitui um ensaio acerca das razões da ação estatal no domínio Social, mais concretamente o papel do gestor público na Segurança Social, segundo a Teoria de Gestão.

19.10.2015

Economia

Joaquim Miranda Sarmento

O setor público administrativo nas contas nacionais

As recentes alterações no Sistema Europeu de Contas, passando a norma do SEC 95 para o SEC 2010, trouxe alterações no perímetro das Administrações Públicas (AP´s). Essas alterações, ocorridas em 2014, tiveram impacto, quer no défice orçamental, quer na dívida pública. Desta forma, a revisão do SEC95, com a introdução do SEC20101, tem uma importância significativa, já que produz algumas alterações com impacto no valor do défice e dívida pública.

22.06.2015

Economia

Joaquim Miranda Sarmento

Breves notas sobre o Procedimento dos Défices Excessivos

Os Estados Membros da zona Euro estão obrigados a uma disciplina orçamental imposta pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento. Desta forma, cada país deve atingir um défice inferior a 3% do PIB e uma dívida pública inferior a 60% do PIB. Como forma de monitorizar as finanças pública de cada país, a comissão Europeia dispõe de um mecanismo de prevenção, através de dois reportes anuais.

Pesquisa Rápida
Autores

Diego Passoni

Doutor em Administração pela Universidad de Extremadura, Pós-doutoramento na Universidade do Minho. Empreendedor. Docente, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FUCAP.

Newsletters