Iniciar sessão
Email Senha
Artigos / Toda a matéria

18.10.2017

Contabilidade | Financeira

Ana Cristina Marques Daniel | Ângela Sofia Ramos Pires | Helena Isabel Barroso Saraiva | Vítor Manuel de Sousa Gabriel

A contabilidade ambiental e as práticas de divulgação de informação ambiental em Portugal

A temática da Contabilidade Ambiental assume cada vez maior relevância. O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as práticas da divulgação das matérias ambientais em organizações cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa, durante o período abrangido pelo triénio 2010/2012, por forma a identificar o nível de divulgação ambiental efetuado, assim como os fatores que mais contribuem para a divulgação ambiental por parte das empresas.
Através da realização do estudo empírico foi possível comprovar as hipóteses colocadas:
são as empresas de maior dimensão que apresentam maior nível da divulgação ambiental e ainda que a Certificação Ambiental é um fator determinante da divulgação de informação ambiental.
Relativamente à questão de investigação colocada para este estudo, os resultados obtidos demonstram que as empresas portuguesas estão cada vez mais preocupadas com as questões ambientais e a evolução do nível de divulgação ambiental aumentou entre 2010 e 2012, o que mostra a consciencialização desta problemática por parte das entidades.

22.09.2017

Auditoria

Bruno José Machado de Almeida

A variabilidade dos relatórios de auditoria e o volume de capitais próprios: o caso dos hospitais públicos portugueses, EPE

Os capitais próprios são uma grandeza ideal que os auditores identificam nos seus relatórios e cuja validação requer um julgamento fundamentado, desenvolvido numa envolvente em constante mutação, o que impõe a necessidade de um pensamento crítico no processo de auditoria. Pesquisar a correlação entre os relatórios de auditoria emitidos no período de 2003 - 2008 pelos auditores nomeados pelo Ministério das Finanças de Portugal, relativamente às demonstrações financeiras apresentadas e divulgadas pelo órgão de gestão dos hospitais públicos portugueses, sob a forma jurídica de Entidade Pública Empresarial (EPE), é o objetivo deste trabalho. Recorremos para isso à análise das demonstrações financeiras apresentadas, bem como à observação da universalidade das certificações legais das contas publicadas no site respetivo, às quais aplicámos uma análise estatística apropriada (ANOVA a um fator). Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que apenas uma pequena variabilidade do total da certificação legal das contas é explicada pelos capitais próprios.

11.08.2017

Contabilidade | Financeira

Carla Teixeira de Carvalho | Carlos Alberto Valente dos Anjos | Carlos Martins da Silva

Associações de pais do distrito de Aveiro: cumprimento com as obrigações contabilísticas e fiscais

As Associações de Pais enquadram-se no âmbito das Entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL), assumindo atualmente uma importante expressão no âmbito daquele setor.
O presente estudo tem como principal objetivo recolher evidência empírica dos procedimentos e práticas que atualmente são utilizados pelas Associações de Pais, quer no plano contabilístico, quer no plano fiscal, permitindo caracterizar a realidade das Associações de Pais do distrito de Aveiro e a conformidade das práticas adotadas com os normativos aplicáveis.

27.07.2017

Contabilidade | Financeira

Adriana Miranda | Diana Almeida | Miguel Gonçalves

Exames de avaliação profissional de admissão à ordem dos contabilistas certificados: matérias estatutárias e deontológicas (2013-2016)

O artigo dirige-se, especialmente, aos estudantes de cursos superiores de contabilidade.
Pretende firmar-se como um documento que facilite o estudo de um candidato à profissão de contabilista certificado (CC). O paper assume o objetivo pedagógico-didático de dar a conhecer as questões mais representativas de matérias estatutárias e deontológicas apresentadas nos exames de avaliação profissional para o ingresso na Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). De um total de 116 questões evidenciadas nos exames de 2013 a 2016, foram selecionadas as 10 mais frequentes perguntas.

06.07.2017

Economia

Bruno José Machado de Almeida

Uma análise multi-teórica das unincorporated joint ventures

Os consórcios empresariais podem ser observados pelas óticas económica, jurídica, administrativa. Todavia, a generalidade dos estudos publicados em Portugal tem desenvolvido o tema de uma forma parcelar, não tendo surgido, até ao momento, uma investigação integradora. Esta constatação motivou-nos a desenvolver uma pesquisa com o objetivo de conceber uma abordagem global desta figura empresarial. Para o efeito, utilizando uma metodologia comparativa das diferentes pesquisas nacionais e internacionais, já devidamente consolidadas sobre o tema, pretendemos construir dedutivamente uma visão geral sobre esta problemática, suscetível de ser utilizada pelos diferentes agentes envolvidos nesta forma de contratualização informal, como instrumento conceptual e de ação.